A diferença é muito perceptível, não é? Veja como funciona essa feitiçaria |
O Battlefront da DICE usará um novo tipo de iluminação adotada pela Frostbite, uma das empresas responsáveis pelo desenvolvimento do jogo. Essa engine gráfica é chamada physically based rendering (PBR), ou "renderização baseada na física", em português. A desenvolvedora optou por esse modelo na SIGGRAPH em agosto, em Vancouver, Canadá. A SIGGRAPH é uma conferência anual que possui grande importância para o mundo da computação gráfica, pois nela se difundem novas ideias e nascem bases inéditas utilizadas pela indústria, tanto de jogos quanto de design e cinema.
O PBR permite uma melhoria para o visual do jogo, deixando
tudo muito mais realista e natural. A engine fará com que cada tipo
de superfície, material e textura reflita a luz de uma maneira peculiar, permitindo
uma maior percepção dos mesmos.
Esse método de renderização busca aplicar vários conceitos presentes
na física. Os mais notáveis são o estudo do foco de luz, sua fonte, o quanto um
material reflete, o brilho presente em diferentes superfícies, texturas, a opacidade,
enfim, diversos aspectos. O resultado disso se torna impressionante, você pode perceber de uma maneira muito mais nítida e realista a luz que refletir da
água e do metal, da madeira etc... Além
disso, nota-se melhor a textura, até mesmo a densidade aparente de certos
objetos.
A luz refletida e as propriedades físicas de cada material ficam absurdamente mais nítidos |
Agora a pergunta é: nossas
placas gráficas aguentarão esse poder de fogo? E aqui vai um pouco de teoria feitiçaria pra quem gostou do tema. Recomendo que olhem, pois detalha de maneira muito precisa o que é o PBR e quais suas aplicações.
Venderei meu Xbox 360 pra ver se consigo melhorar meu PC pra jogar Battlefront. :P
ResponderExcluir